quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Discursos de Pedro Bial no 'BBB' vão virar livro

“As mensagens elaboradas que o jornalista Pedro Bial destila no reality show “Big Brother Brasil” (Rede Globo) a cada eliminação vão ser compiladas e virar livro.
De acordo com a coluna “Olá”, do jornal “Agora São Paulo”, publicado nesta segunda-feira (21), a ideia é do mesmo autor do livro “Cala a Boca Galvão”, Pablo Peixoto, que decidiu analisar as pérolas do apresentador.
O livro vai se chamar “Como assim, Bial?”, frase comumente usada pelos participantes desde a primeira edição. Aliás, material é que não vai faltar: são 11 edições com média de 14 participantes cada.”
Esta é a íntegra de uma notícia publicada em 21 de novembro de 2011 no Yahoo, como manchete da “seção” intitulada Tudo sobre os famosos.
O Big Chato
“Se o cidadão passa uns três meses por ano, há mais de uma década, apresentando o programa mais chato da televisão brasileira – o que o obriga a manter alguns dos diálogos mais chatos da história universal da TV com algumas das pessoas mais chatas do planeta -, o que ele é? Não adianta o Pedro Bial dirigir filmes-cabeça entre um Big Brother e outro para se livrar do rótulo de chato.”
Este é o trecho dedicado a Pedro Bial na matéria de capa da edição de novembro de 2011 da revista Brasileiros, intitulada Os maiores chatos de 2011.
Como assim, Bial? Como é que melhoraremos esta sociedade oferecendo-lhe cada vez mais coisas que só contribuem para piorá-la? Como assim, Pablo Peixoto? Como é que desenvolveremos uma sociedade que tenha interesse em ler para tornar-se consciente oferecendo-lhe livros que são compilações de diálogos com algumas das pessoas mais chatas do planeta? Como assim, Bial e Pablo Peixoto? Como é que melhoraremos a mentalidade de pessoas, que ocupam seu tempo espiando corpos sarados e mentes muitas vezes doentes, oferecendo-lhes livros contendo mais do mesmo que já deveríamos ter percebido que não as ajuda a melhorar em nada?
Mas já que o assunto da postagem é o lançamento de um livro (ainda a ser compilado), quero aproveitá-la para divulgar um livro lançado na última sexta-feira passada. O livro é intitulado A Arma Escarlate e o nome da autora é Renata Pacheco Ventura. Trata-se de uma jovem de 26 anos cujo objetivo como escritora é contar histórias que divirtam e, ao mesmo tempo, façam o leitor refletir sobre si mesmo e sobre o mundo à sua volta. Este sim é o tipo de livro do qual esta sociedade precisa e cuja sinopse é transcrita abaixo.
“O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.”
Então, despertou-lhes a curiosidade? A de muita gente foi despertada! Compareci ao lançamento e pude constatar o sucesso alcançado.
“Seu sorriso foi distribuído à vontade, ao longo das 3:20 minutos em que esteve num senta, assina, levanta, abraça, faz pose, agradece, despede, senta, assina, levanta, abraça, faz pose, agradece, despede, senta, assina, levanta, abraça, faz pose, agradece, despede ... de dar gosto. E o sorriso foi uma constante.
Foi seu grande dia!!! Ela estava muito feliz!!
Espero que se repita várias vezes.
A remessa de 150 exemplares do livro (50 a mais que o normal aceito pela Saraiva) que a Editora mandou acabou se mostrando a conta certa. Achávamos que podia ser mais, pela divulgação que fizemos, mas não havia condições físicas de se vender mais. Sobraram somente 5 exemplares, que foram para a banca dos mais vendidos no dia seguinte, por expressar a realidade do dia do lançamento, naquela loja.
(...)
O gerente da loja veio nos cumprimentar pelo sucesso, ao final do evento. Disse que nunca vira um lançamento vender tanto. O mais comum é a venda de 30 a 50 exemplares, 100 muito raro! Ô divulgação! Ô amizades!”
Os trechos acima foram copiados do “blogdohomerix.blogspot.com”, cujo autor é o feliz e radiante pai da escritora. Entendo a sua alegria e termino esta postagem repetindo uma de suas frases: “Espero que se repita várias vezes.” É de livros escritos segundo o objetivo da escritora Renata Ventura que esta sociedade carece e não daqueles compostos por compilações de discursos de eliminação de reality shows. Bem, este blog é intitulado Lendo e opinando e esta é a minha opinião. Qual é a de vocês?

2 comentários:

Homerix disse...

Grande Guedes, muito obrigado!!! Não sabia deste seu outro blog.... estamos na expectativa por resenhas. Já soubemos de 2 leitore que devoraram 550 páginas em 3 dias...

Grande abraço!!!

Guedes disse...

Grande Homero,

Não conte comigo para ser o 3º leitor a devorar as 550 páginas, pois sou adepto do “slow reading” e muito recentemente publiquei em meus dois blogs duas postagens intituladas “Ler sem pressa (I)” e “Ler sem pressa (final)”. Já comecei a ler “A Arma Escarlate”, mas vou fazê-lo com calma. Em minha opinião, o que é bom deve ser degustado devagar. É uma questão de ponto de vista.

Grande abraço,
Guedes